Comportamento inovador
Comportamento é maneira de agir ou comportar-se. Um atributo individual ou pessoal, o comportamento inovador é definido como as pessoas agem na causa da inovação 1, em resposta a ambientes que têm uma cultura orientada para a inovação (ambiente inovador) 2,3.
Quando uma cultura organizacional é moldada por meio de elementos que incentivem e apoiam a inovação, os membros irão se comportar com este viés 4. A liderança usa componentes da cultura para comunicar e demonstrar suas expectativas de comportamento. Os comportamentos são divulgados em normas e políticas, histórias, arquitetura física, ritos e linguagem 5. Os valores sozinhos não suportam a inovação, mas em conjunto com outros componentes da cultura tem influência no resultado da inovação e no comportamento das pessoas 5. Ritos são importantes para continuar a disseminar os comportamentos adequados para a organização. Ritos e cerimônias provem sinais claros e reconhecimento públicos dos membros em seu comportamento adequado 6.
A liderança, por exemplo, demonstrando respeito pelos funcionários por considerar as contribuições na tomada de decisão; e valorizar os funcionários via incentivos pela metas obtidas 5. Outros como eliminar burocracias, obstinação na superação de obstáculos técnicos e fazer o diferente ou o que está fora da rotina (estrutura organizacional) também são exemplos de comportamentos inovadores esperados 1.
Os estímulos da liderança nos comportamentos inovadores refletem na autonomia e confiança entre líder e subordinado. Assim como o estilo de resolução de problemas, este podendo ser melhor percebido pelas ações dos inovadores natos (orientação para ação) 7. Para Scott e Bruce (1994) os elementos flexibilidade, empoderamento e adaptabilidade são o suporte para a inovação. O suporte para inovação está diretamente ligado ao comportamento das pessoas, tanto que quanto maior será o suporte mais é refletido no comportamento inovador 7.
Os comportamentos inovadores estão ligados a outros elementos são expressados como: ter a capacidade de responder a mudança e novas ideias, ter tolerância para erros e diferentes pontos de vistas (lidar com erros), ter a liberdade de experimentar (autonomia) e assumir riscos calculados, e ter a vontade de adotar mudança e novas formas de fazer as coisas 2.