Estrutura organizacional
A estrutura organizacional é o mecanismo que dá suporte e facilita a inovação1,2, refere-se a como os recursos são disponibilizados, o estilo de gestão, além da infraestrutura física3–5, da rotina de trabalho4 e do sistema operacional 1 disponíveis para a inovação.
As pessoas se sentem mais confortáveis em aprender e realizar suas atividades em ambiente com facilidade ao acesso dos recursos (ambiente inovador e recursos organizacionais)6. Por isso as organizações inovadoras consideram ter: a estrutura plana e informal; fluxo de informação para baixo e para cima (comunicação); tomada de decisão e procedimentos descentralizados; minimizar a burocracia e liberdade de regras; equipes interdisciplinares e derrubar barreiras departamentais; programas de recompensas e reconhecimento (incentivos); maior delegação e distribuição das responsabilidades (autonomia e empoderamento); ênfase na interação criativa (integração); maior participação de membros externos e preparação para as necessidades de mudanças (adaptabilidade)1,2,4,5,7,8.
Um ponto a ressaltar é que não há um modelo único de estrutura organizacional a ser emprega, cada organização adapta o que é mais oportuno e conveniente. É preciso fazer um balanço entre continuidade e mudança, entre flexibilidade e rigidez, entre controle e delegação, entre centralização e descentralização9. E para sustentar uma estrutura mais plana e orgânica, a formação da liderança forte é crucial. Muitas vezes, se torna o pilar de sustentação de toda a estrutura10.