Flexibilidade
Flexibilidade refere-se à disposição de mudar ou comprometer-se, ou adaptar-se a mudanças no ambiente 1, isso inclui abordagens flexíveis para resolver problemas 1,2, a mentalidade aberta e questionamento de protocolo e procedimentos (mindset organizacional) 3 e a capacidade de respostas às mudanças (adaptabilidade) 2.
Muito da flexibilidade se relaciona com o estilo intuitivos de resolução de problemas, pessoas que tem a capacidade de fazer coisas melhores quanto fazem de forma diferente 1. É um elemento importante da cultura organizacional, pode ser incentivada de muitas maneiras: rotação de tarefas funcionais, rotação de tarefas geográficas, troca de tarefas e reuniões entre países, etc. (estrutura organizacional). O desenvolvimento deste elemento auxilia na comunicação democrática e na geração de ideias (processo de inovação) 3.
Organizações que conseguem se afastar do que é engessado em sua pressuposições, estruturas e rotina de trabalho, passam a ser mais flexíveis e se tornam ambientes propícios para mudanças e inovação (ambiente inovador) 3. Estas organizações possuem um alto nível de responsabilidade (empoderamento) e eliminam descrições de trabalho formal e rígidas 4. Ainda, enfatizam o papel das histórias e da estrutura física no reforço da mentalidade flexível 3.
A flexibilidade é importante para o esforço da inovação (capacidade de inovação). Contudo, a estabilidade é necessária para manter as rotinas básicas e sistema de autoridade fundamental funcionando 5. É um elemento que requer o ajuste da dose correta para cada organização.