Adaptabilidade

Adaptabilidade é a habilidade da organização de se realinhar ou auto alinhar em constância com as mudanças internas ou externas é a adaptabilidade. À medida que os ambientes de negócios mudam, comportamentos e ações precisam ser ajustados de acordo com o novo caminho a seguir1. Este é o cerne do alinhamento e está presente em organizações inovadoras. Para isso, é importante que a estrutura, os processos e a gestão sejam elásticos, e não engessados (estrutura organizacional)1.

Para se adaptar, uma organização deve-se ficar atento aos sinais de mudança do ambiente externo (contexto externo), decodificá-los e agir rapidamente para refinar ou reinventar seu modelo de negócios e até mesmo reformular o seu cenário de informações2. A adaptabilidade é melhor alcançada por meio da iniciativa dos funcionários, pois as diretrizes simplesmente não funcionam (mindset organizacional). E, é a liderança a primeira a considerar se a cultura de sua organização está alinhada com os requisitos do ambiente competitivo1.

Além de impactar o modelo de negócios e a gestão da organização, a adaptabilidade está relacionada com como a organização realiza experimentos, toleram erros e a sua estratégia, pois com o ambiente cada vez mais turbulento, os modelos de negócios, estratégias e rotinas também podem se tornar obsoletos rapidamente e imprevisivelmente. A experimentação, então, se torna mais ampla e os erros são bem vindos, na expectativa de manter a inovação e estar um passo à frente da concorrência2.

À medida que criam estruturas mais fluidas, as organizações adaptativas levam a tomada de decisões às linhas de frente, permitindo que as pessoas mais prováveis detectem mudanças no ambiente para responder de forma rápida e proativa. Isto porque, uma estrutura flexível e a dispersão dos direitos de decisão são poderosos estímulos para aumentar a adaptabilidade. Nesse ecossistema criado, a promoção da interação com barreiras mínimas consegue gerar a confiança entre os membros, permitindo que as pessoas interajam com frequência e fornecendo transparência. Portanto, é importante, criar ambientes que estimulem o fluxo de conhecimento, a diversidade, a autonomia, o risco, o compartilhamento (colaboração) e a flexibilidade, pois é nesse ambiente que a adaptação se desenvolve2.

1. Dobni, C. B. The innovation blueprint. Bus. Horiz. 49, 329–339 (2006).2. Reeves, M. & Deimler, M. Adaptability: The new competitive advantage. Harv. Bus. Rev. July-Aug, 136–141 (2011).