Resolução de Problemas

A organização sempre encontrará obstáculos em seu processo de inovação, então, serão necessárias ferramentas que ajudem os responsáveis a dar continuidade no projeto através da resolução desses problemas. Dentre as ferramentas de inovação focadas em resolução de problemas, tem-se como exemplo: Análise de Kano; Navegando pelo Labirinto; Phillips 66; Seis Chapéus do Pensamento; Seis Sigma; Sinética; Técnica de Grupo Nominal.

Análise de Kano

Definição: A análise de Kano, um método para classificar as necessidades dos clientes, foi desenvolvida pelo Dr. Noriaki Kano, o principal pesquisador de satisfação do cliente. A análise de Kano é uma das técnicas de criatividade mais úteis para decidir quais recursos você deseja incluir em um produto ou serviço. Ele ajuda você a romper com a mentalidade comum que diz que você tem que ter tantos recursos quanto possível em um produto, e ajuda você a pensar mais sutilmente sobre os recursos que você escolhe incluir. É um método de pesquisa do cliente para classificar as necessidades dos clientes em quatro categorias; depende de um questionário preenchido por ou com o cliente. Isso ajuda você a entender a relação entre o cumprimento ou o não cumprimento de uma necessidade e a satisfação ou insatisfação experimentada pelo cliente.

Referência: (HARRINGTON; VOEHL, 2014)

Fase da Mudança: "Mudança"

Palavras Chave:

Cliente

Criatividade

Mindset

Seis Sigma

Navegando pelo Labirinto

Definição: Como é o progresso quando você é a equipe encarregada de fazer as coisas novas? É uma questão que surge na maioria das nossas reuniões pessoais. Quais são as características de cada estágio da inovação, as coisas nas quais você deveria estar se concentrando e os riscos que você talvez não consiga alcançar na próxima etapa? Para a segunda parte da nossa série “Innovation Illustrated”, uma colaboração com a renomada firma de pensamento visual XPLANE, exploramos o assunto de fazer progressos - que às vezes podem parecer como navegar em um labirinto. Existem importantes pontos de decisão, becos sem saída e, eventualmente, esperamos, um sentimento de realização. Você pode imprimir a ilustração e usá-la com sua equipe para iniciar discussões. Em que estágio você está? Existem prioridades ou riscos específicos da sua empresa, mas não estão listados aqui? A sua visão da “terra prometida”, ou a fase final, é diferente da nossa?

Referência: (KPMG; LEADER INNOVATION, 2018)

Fase da Mudança: "Mudança"

Palavras Chave:

Progresso

Colaboração

Game

Tomada de Decisão

Phillips 66

Definição: Um grupo maior é dividido em seis grupos pequenos (de 6 participantes). Cada grupo tem 6 minutos para debater os problemas apresentados e propor uma solução. Ao final, cada grupo elege um representante que levará as principais ideias do grupo para debater com os representantes dos demais grupos.

Referência: (DE BES; KOTLER, 2011)

Fase da Mudança: "Mudança"

Palavras Chave:

Grupo

Sistemática

Movimento

Colaboração

Processo

Inovação Parada

Seis Chapéus do Pensamento

Definição: "Six Thinking Hats" é uma técnica importante e poderosa. Ele é usado para analisar decisões de várias perspectivas importantes. Isso força você a sair do seu estilo de pensamento habitual e ajuda a obter uma visão mais abrangente de uma situação. Muitas pessoas pensam de um ponto de vista muito racional e positivo, que é parte da razão pela qual elas são bem-sucedidas. Muitas vezes, porém, eles podem deixar de olhar para um problema do ponto de vista emocional, intuitivo, criativo ou negativo. Isso pode significar que eles subestimam a resistência aos planos, não conseguem dar saltos criativos e não fazem planos de contingência essenciais. Nessa técnica, seis participantes são convidados a assumirem a personalidade de um chapéu, sendo elas: objetividade, criatividade, emoções, otimismo, pessimismo e organização. Desse modo, as pessoas não se sentem constrangidas ao demonstras algumas ideias ou avaliações, visto que enxergam a dinâmica apenas como uma atuação dentro de casa perfil. Permite que o grupo tenha foco, a discussão deve ser planejada e seguida à risca. Tende a convergir para uma solução de consenso na maior parte das vezes.

Referência: (DE BES; KOTLER, 2011; HARRINGTON; VOEHL, 2014)

Fase da Mudança: "Mudança"

Palavras Chave:

Tomada de Decisão

Inovação Parada

Comunicação

Grupo

Colaboração

Integração

Sistemática

Seis Sigma

Definição: Utilizar a metodologia Seis Sigma para avaliar os processos de inovação através de indicadores, utilizando a base de dados de experiências anteriores da empresa ou até mesmo de outras empresas semelhantes. Desse modo, a inovação passa a ser avaliada com um outro processo qualquer de uma empresa. O Seis Sigma permite melhorar processos referentes a qualidade, minimizar defeitos em produtos ou serviços.

Referência: (DE BES; KOTLER, 2011)

Fase da Mudança: "Mudança"

Palavras Chave:

Plano de Ação

Tomada de Decisão

Estatística

Ideias

Gestão

Problemas Crônicos

Sinética

Definição: Método de solução de problemas no qual a situação é subdividida em partes menores. Outros problemas, semelhantes a esses, mas de natureza diferente, são apresentados e as soluções obtidas passam por uma triagem para serem adaptadas e testadas no problema original. É recomendado para solução de problemas, aprimoramento de processo e geração de novas invenções ou projetos. Sinética combina uma abordagem estruturada à criatividade com a abordagem de resolução de problemas de roda livre usada em técnicas como brainstorming. É uma técnica útil quando técnicas de criatividade mais simples, como scamper, brainstorming e entrada aleatória (que estão incorporadas na abordagem sinética) falharam em gerar ideias úteis, pois usam muitos gatilhos e estímulos diferentes para tirar as pessoas das mentalidades estabelecidas e em formas mais criativas de pensar. No entanto, dada a grande variedade de diferentes gatilhos e abordagens de pensamento usados na sinética, pode levar muito mais tempo para resolver um problema usando-a do que com o brainstorming tradicional - portanto, muitos especialistas classificam seu uso como uma "ferramenta de segundo nível", quando outras técnicas de criatividade falharam. O problema é que dois especialistas não veem essa ferramenta da mesma maneira, em grande parte devido ao inventor (William Gordon) incorporar propositalmente uma sensação de imprecisão para aumentar sua flexibilidade como uma ferramenta de aprimoramento da criatividade.

Referência: (DE BES; KOTLER, 2011)

Fase da Mudança: "Mudança"

Palavras Chave:

Geração de Ideia

Integração

Multitécnicas

Status Quo

Mindset

Insights

Técnica do Grupo Nominal

Definição: Útil para decisões rápidas e sem necessidade de chegar a um consenso. Os participantes são divididos em grupos e um líder apresenta um problema a ser solucionado. A princípio, casa participante faz anotações individuais a respeito de suas opiniões. O passo seguinte é feito pelo líder, ao apresentar as ideias de maneira resumida a todos, ele difunde as ideias entre os grupos. As ideias são analisadas e melhoradas pelos participantes, mantendo a discussão focada nas partes boas, sem críticas ou julgamentos. Após uma votação entre os participantes, as ideias mal avaliadas são descartadas. Outra rodada de discussão é feita apenas com as ideias restante e uma votação final é realizada. As soluções se tornam planos de ação e são classificadas de acordo com a votação, ficando a disposição do líder a implementação. A Técnica de Grupo Nominal (NGT) é uma poderosa e testada pelo tempo técnica de ideação em grupo e solução de problemas envolvendo a "coroa tripla" de identificação de problemas, geração de soluções criativas e tomada de decisão. Pode ser usada de forma fácil e consistente em grupos de muitos tipos e tamanhos - grupos ou equipes que querem tomar sua decisão rapidamente votando -, mas que querem, ao mesmo tempo, que as ideias e opiniões de todos sejam levadas em conta. Isso se opõe à votação tradicional, onde apenas o maior grupo é considerado - com o método de contagem sendo a diferença essencial e o foco principal em estabelecer prioridades ao invés de sintetizar.

Referência: (HARRINGTON; VOEHL, 2014)

Fase da Mudança: "Mudança"

Palavras Chave:

Sistemática

Movimento

Especialistas

Integração

Colaboração

Consenso

Inovação Parada

REFERÊNCIAS


DE BES, F. T. T. T.; KOTLER, P. A Bíblia da Inovação: Princípios Fundamentais para Levar a Cultura da Inovação Contínua às Organizações. 1. ed. São Paulo: LeYa, 2011.HARRINGTON, H. J.; VOEHL, F. Creativity Tools : Develop Creative Solutions to Problems and Opportunities. Access Engineering, p. 13 . Creativity Tools : Develop Creative Solutions, 2014. KPMG, L.; LEADER INNOVATION, L. Benchmarking Innovation Impact. 2018.
IMAGENS
Imagem "Descongelar": Icon made by Freepik from www.flaticon.com.Imagem "Mudança": Icon made by Smashicons from www.flaticon.com.Imagem "Congelar": Icon made by Freepik from www.flaticon.com.