Comunicação

Comunicação é ação ou efeito de comunicar, de transmitir ou de receber ideias, conhecimento, mensagens etc., buscando compartilhar informações. A comunicação regular e troca de ideias entre os membros da organização pertencentes a diferentes níveis hierárquicos 1.

Ter uma cultura que apoie a comunicação aberta e transparente, baseada na confiança, terá influência positiva na inovação 2. Foco na comunicação informal e aberta é benéfico para a inovação, pois devido ao alto ritmo dos acordos, declarações oficiais, reuniões formais, acordos escritos, podem atrasar o processo 1.

Usar a discussão em prol de promover a abertura na comunicação pode aumentar a confiança entre as pessoas e estimular inovação. Eliminando as barreira da comunicação, retirar a comunicação dos departamentos, diminuir a hierarquia e fazer com que as mensagens cheguem a toda organização (estrutura organizacional) 2,3 podem garantir a disseminação da inovação (holística), principalmente a troca de vários tipos de informações 1.

As organizações que valorizam as comunicações internas abertas provavelmente têm acesso a um maior acesso aos canais de comunicação, à acessibilidade à informação e à disponibilidade de diversos conhecimentos, minimizando as restrições à troca de informações dentro e fora do ambiente. Essa comunicação também determina as formas como o conhecimento e a informação são coletados, suas interpretações, sua avaliação e suas práticas de compartilhamento (aprendizagem organizacional) 4.

Quando os membros de uma organização são incentivados a participar na tomada de decisões e na resolução de problemas, eles se sentem capacitados para assumir funções adicionais (empoderamento) 3. E ainda, quando as pessoas estão cientes da estratégia de inovação, seus esforços e ideias são direcionados 5. Portanto, trazer o foco em desenvolver as pessoas para ouvir e compartilhar, melhora a comunicação e o reflexo será na geração e filtro de ideias (processo de inovação) 3. Também, quando a organização fornece acesso e disponibilidade de conhecimento diversificado, fertilização cruzada de ideias, melhor qualidade de tomada de decisão e consideração de novas soluções alternativas que geram inovação 6. Contudo, isso requer treinamento das pessoas não apenas nas normas de comunicação, mas também na definição de problemas e na mentalidade aberta, isto é, aceitar ideias mesmo quando elas vêm de fontes incomuns (mindset organizacional) 3.

O ambiente que a organização desenvolve é totalmente pautado em qual tipo de comunicação será usado. O arranjo físico de pode apoiar a inovação, proporcionando aos funcionários oportunidades de trocar ideias novas, compartilhar informações entre áreas funcionais e coordenar e integrar o trabalho entre grupos e divisões organizacionais (ambiente inovador) 6. Um recado que a liderança pode passar via estrutura física é que eles não tomam as decisões isolados 7.

“A transparência indicada pelas janelas tanto para o exterior como para o interior é uma metáfora para uma orientação em diferentes direções e destina-se a apoiar a ideia de que se tem a liberdade de tomar as próprias decisões - isto é, dentro do domínio pelo qual é responsável - mas também influenciar as decisões dos outros vistos através das paredes de vidro” 7.

Nem toda comunicação é feita via verbal, os componentes da cultura são mecanismos poderosos para comunicar e endossar valores que suportam a inovação 6. Tanto que, quando se quer mudar uma cultura conservadora para uma inovadora, começa-se comunicando o que irá acontecer e o que irá mudar 5. A liderança consegue definir, então, padrões e diretrizes para o comportamentos das pessoas e usar componentes da cultura, físicos ou não, para comunicar a inovação e os resultados providos dela 6.

Histórias

O elemento histórias é considerado como elemento secundário e complementar ao elemento comunicação. Neste elemento estão contempladas formas culturais chamadas de histórias, mitos, lendas e sagas mencionados no Quadro 1. Histórias são um importante acontecimento ou uma história que está relacionado com a organização 4. Comumente são as histórias de sucesso celebradas e reforçadas, pois carregam forte simbolismo e representação. É papel da liderança construir e divulgar as histórias relacionadas à inovação 8.

Liguagem

Linguagem é considerada como elemento secundário e complementar ao elemento comunicação. Linguagem é uma forma particular ou forma em que os membros de um grupo usam sons vocais e sinais escritos para transmitir significados uns aos outros 9. Na cultura de inovação, é a forma de expressar a inovação, pois comunica importantes ideias e sentimentos da liderança. Quando bem gerenciada, se torna altamente influente 4.

Ritos

O elemento ritos é considerado como elemento secundário e complementar ao elemento comunicação. “Os ritos são um conjunto de atividades relativamente elaboradas, dramáticas e planejadas que consolidam várias formas de expressões culturais em um evento, que é realizado através de interações sociais, geralmente em benefício de uma audiência” 10. Cada rito é um mito que simboliza uma crença central à cultura e quando não há essa conexão, eles se tornam apenas hábitos que transmitem uma falsa sensação de segurança e certeza 11. Para a cultura de inovação, os ritos ajudam a criar, manter e estabelecer padrões de atuação coletiva voltados para a inovação4.

1. SPERBER, S. C. The Top Managers’ Impact on Opening the Organizational Culture to Innovation. Int. J. Innov. Manag. 21, 1750014-1-1750014–42 (2017).2. Martins, E. C. & Terblanche, F. Building organisational culture that stimulates creativity and innovation. Eur. J. Innov. Manag. 6, 64–74 (2003).3. Dombrowski, C. et al. Elements of innovative cultures. Knowl. Process Manag. 14, 190–202 (2007).4. Roffeei, S. H. M., Kamarulzaman, Y. & Yusop, F. D. Innovation Culture in Higher Learning Institutions: A Proposed Framework. Procedia - Soc. Behav. Sci. 219, 401–408 (2016).5. Trías de Bes, F. & Kotler, P. A Bíblia da Inovação. (lua de papel, 2011).6. Hogan, S. J. & Coote, L. V. Organizational culture, innovation, and performance: A test of Schein’s model. J. Bus. Res. 67, 1609–1621 (2014).7. Allen, T. J. & Henn, G. W. The organization and architecture of innovation: Managing the Flow of Technology. (Butterworth–Heinemann and Architectural Press, 2007).8. Ahmed, P. K. Culture and climate for innovation. Eur. J. Innov. Manag. 1, 30–43 (1998).9. Beyer, J. M. & Trice, H. M. How an organization’s rites reveal its culture. Organ. Dyn. 15, 5–24 (1987).10. Trice, H. M. & Beyer, J. M. Studying Organizational Cultures Through Rites and Ceremonials. Acad. Manag. Rev. 9, 653–669 (1984).11. Deal, T. E. & Kennedy, A. A. Corporate culture. The Rites and Rituals of Corporate Life. (Addison-Wesley, 1982).