Ambiente inovador

Toda organização tem uma dimensão espacial e a uma dimensão organizacional. As pessoas se organizam para fazer as coisas e precisam de espaço para realizá-las. O espaço assume seu significado real em virtude de como é usado. Tanto a estrutura organizacional quanto o espaço influenciam os padrões de interação entre as pessoas, que são centrais para o processo de inovação. Junte os dois e a liderança e terá uma maneira melhor e mais eficiente de inovar 1.

Inovação hoje resulta de colaboração e inteligência coletiva. O processo de inovação transcende os indivíduos e departamentos, com o conhecimento emergindo em várias disciplinas. Para ter sucesso no processo de inovação, requer-se uma estrutura que englobe o compartilhamento de conhecimento e a comunicação que desdobra em tempo real e o espaço que torna tudo possível. A estrutura organizacional deve ser flexível para permitir que as interações que importam e o espaço também sejam de suporte. Eles são parceiros, iguais em promover o processo de inovação e são essenciais para responder às exigências da organização 1. É um sistema que promove a disponibilidade de arranjos físicos ou ambientes que promovem a cultura de inovação 2.

Outro elemento-chave do ambiente é o espaço compartilhado ou comum (integração). Este espaço traz a alta gestão para fora de seus escritórios e para a possibilidade de encontros com seus colegas e funcionários de outras partes do prédio ou de instalações de fabricação próximas 1.

É comum que as organizações criem espaços específicos para a inovação, onde a aventura em experimentar possa acontecer. E, lugares exclusivos para não ter interferência de pressupostos e práticas usuais, com a intenção de conseguir vencer as barreiras e restrições para criar fluidez na criatividade 3. Muitas vezes são prédios funcionais e espaços dedicados que influenciam as necessidades e intenções das pessoas, com o objetivo de estimular as soluções de problemas (orientação para ação), integração de pessoas e outras atividades sociais. Além de propiciar abertura e acessibilidade ao processo de aprendizagem 2.

Desenvolver o espaço físico com o viés para inovação influencia a maneira como as pessoas se comportam 1. Em geral, ambiente assim removem os funcionários da rotina habitual de negócios e permitem que eles pensem radicalmente, livres de pressuposições e práticas usuais (liberdade) 3. Na configuração menos formal de um sofá confortável ou de um café, a organização se beneficia das conversas aleatórias, do compartilhamento de ideias e da interação geral, que era muito menos provável de ter ocorrido com a antiga configuração de espaço fechado. Em um espaço aberto, acontece o encorajamento de todos os tipos de comunicação que somado com a integração de pessoas possibilitam a descentralização da tomada de decisão da liderança 1.

1. Allen, T. J. & Henn, G. W. The organization and architecture of innovation: Managing the Flow of Technology. (Butterworth–Heinemann and Architectural Press, 2007).2. Roffeei, S. H. M., Kamarulzaman, Y. & Yusop, F. D. Innovation Culture in Higher Learning Institutions: A Proposed Framework. Procedia - Soc. Behav. Sci. 219, 401–408 (2016).3. Dombrowski, C. et al. Elements of innovative cultures. Knowl. Process Manag. 14, 190–202 (2007).