Processo de inovação


Entende-se por processo de inovação a rota que a inovação segue à medida que é desenvolvida dentro da organização. Ou seja, são os estágios que a inovação passa até se tornar (ou não) algo adotado por definitivo ou lançado no mercado1,2. Também como já foi citado neste texto, é como a organização gera uma nova ideia, como as avalia, experimenta e seleciona em quais investir3. O processo de inovação é intimamente ligado à estratégia de inovação adotada pela organização, pois, sem um processo claro, pouco se aproveita do potencial das ideias geradas4.

É pela cultura que o processo de inovação se mantém vivo, pois são principalmente os valores que direcionam os comportamentos dentro do processo. E sem os valores que estimulem novas ideias e soluções, o processo morre5. O contrário também acontece, o processo de inovação é um dos principais pilares para manter a cultura de inovação viva6. Pela sua definição já se entende que os valores da inovação estão enraizados no processo em si, como a criatividade, flexibilidade e adaptabilidade.

1. Rao, J. & Weintraub, J. How Innovative Is Your Company’s Culture ? MIT Sloan Manag. Rev. 54, 29–37 (2013).2. Dobni, C. B. Measuring innovation culture in organizations. Eur. J. Innov. Manag. 11, 539–559 (2008).3. Scherer, F. O. & Carlomagno, M. S. Gestão da Inovação na Prática. (Editora Atlas, 2016).4. Hamel, G. & Tennant, N. The 5 Requirements of a Truly Innovative Company. Harvard Business Review Digital Article 2–9 (2015).5. Martins, E. C. & Terblanche, F. Building organisational culture that stimulates creativity and innovation. Eur. J. Innov. Manag. 6, 64–74 (2003).6. Trías de Bes, F. & Kotler, P. A Bíblia da Inovação. (lua de papel, 2011).