Lidar com erros

Erro é uma ação errada atribuível ao mau julgamento ou ignorância ou desatenção. Também pode ser considerado algo que não está correto e falha pode ser entendida como um evento que não atinge o propósito pretendido ou falta de sucesso. Os erros e falhas são percebidos como uma oportunidade de aprendizado, pois é através da análise dos erros que surgem novas ideias e soluções1. Saber usar os erros e falhas pode levar as pessoas a assumir riscos e desafia o status quo sem medo de consequências negativas (empoderamento)2.

Alguns organizações inovadoras recompensam o sucesso, mas também reconhecem ou celebram os fracassos buscando estimular a experimentação e a criatividade1, contudo o que deveria ser celebrado é a capacidade de aprendizagem e não o erro em si3. A verdade é que a tolerância ao fracasso requer pessoas extremamente competentes e a liderança deve comunicar claramente quais são os parâmetros para erros e acertos. Na maioria das grandes organizações inovadoras (Apple, Google, Pixar, etc.) as pessoas que trabalham lá são altamente qualificadas e preparadas para ter controle dos seus erros e falhas3.

1. Martins, E. C. & Terblanche, F. Building organisational culture that stimulates creativity and innovation. Eur. J. Innov. Manag. 6, 64–74 (2003).2. Roffeei, S. H. M., Kamarulzaman, Y. & Yusop, F. D. Innovation Culture in Higher Learning Institutions: A Proposed Framework. Procedia - Soc. Behav. Sci. 219, 401–408 (2016).3. Pisano, G. P. The Hard Truth About Innovative Cultures. Harv. Bus. Rev. 97, 62–71 (2019).