Aprendizagem organizacional

Aprendizagem organizacional é um processo baseado em rotinas que dependem da história, orientado por metas, ou seja, as organizações são vistas como aprendendo codificando inferências da história em rotinas que guiam o comportamento 1.

Para Dobni (2008), a aprendizagem organizacional é o quanto as oportunidades de treinamento e educação dos membros estão coerentes com os objetivos da inovação (estratégia de inovação). Assim, as pessoas desempenham um papel importante na inovação e as organizações investem uma quantidade considerável de recursos para desenvolvê-las. Então, tendo os objetivos, os recursos e as ferramentas corretas (estrutura organizacional) de aprendizagem novos comportamentos irão surgir 2. Como, por exemplo, a abertura para falar entre si, interna ou externamente à organização3.

Em algumas organizações acontece a combinação de elementos em suas atividades de aprendizagem como as oficinas de ideias, dias de inovação ou workshops, que se concentraram tanto na criatividade quanto no aprendizado e, ainda, melhoram o fluxo de comunicação entre os membros 4.

O processo de compartilhamento do conhecimento acontece muitas vezes de maneira informal. Membros novos são capacitados pelos antigos, ponto visto como eficiente no processo de aprendizagem e integração. Um exemplo é trabalhar as lições aprendidas dos projetos concluídos 4.

1. Levitt, B. & March, J. G. Organizational learning. Annu. Rev. Sociol. 14, 319–340 (1988).2. Dobni, C. B. The innovation blueprint. Bus. Horiz. 49, 329–339 (2006).3. Martins, E. C. & Terblanche, F. Building organisational culture that stimulates creativity and innovation. Eur. J. Innov. Manag. 6, 64–74 (2003).4. Alm, C. J. J. & Jönsson, E. Innovation Culture in Five Dimensions:Identifying Cultural Success Factors and Barriers for Innovation. (CHALMERS UNIVERSITY OF TECHNOL, 2014).