Holística

A inovação para existir precisa permear toda a organização, transpor os limites entre departamentos, unidades, níveis hierárquicos, etc. (estrutura organizacional) e atingir todas as pessoas, internas e externas, das organizações. A interação entre estes limites pode significar o sucesso da inovação e é percebido não só no âmbito gerencial, o que inclui ações nas normas e procedimentos e no comportamento das pessoas 1.

Ter uma definição clara e compartilhada da inovação é um dos principais pontos do princípio da holística. Com uma definição bem compreendida é possível estabelecer metas para a inovação (estratégia de inovação), alocar recursos adequadamente, planejar e lançar as inovações no tempo certo, direcionar a publicidade (processo de inovação) e medir o desempenho da inovação (resultados) 2.

Identidade

Identidade é um elemento secundário e complementar ao elemento holística. Identidade é o quanto os funcionários se identificam com a organização, sua filosofia, seus produtos e clientes 3. Identidade faz parte da holística, porque as pessoas só se identificam com aquilo que elas acreditam e entendem. Ter o mesmo conceito de inovação difundido precisa que as pessoas se identifiquem com o tal. Os atributos principais da identidade são ter uma direção comum, construir o consenso, interesse por toda a organização, senso de orgulho (holística), respeito mútuo e confiança, compartilhar o crédito (colaboração), senso de propriedade (autonomia) e falar a mesma língua (comunicação) 3.

1. Dombrowski, C. et al. Elements of innovative cultures. Knowl. Process Manag. 14, 190–202 (2007).2. Hamel, G. & Tennant, N. The 5 Requirements of a Truly Innovative Company. Harvard Business Review Digital Article 2–9 (2015).3. Ahmed, P. K. Culture and climate for innovation. Eur. J. Innov. Manag. 1, 30–43 (1998).